FAÇA UMA BUSCA !

O QUE É FPS ?



MUITOS JOGADORES DE FPS NÃO SABEM O QUE ESTA SIMPLES SIGLA SIGNIFICA 
ENTÃO EXPLICAREMOS A VOCÊS REALMENTE O QUE A SIGLA FPS SIGNIFICA 

O QUE É FPS?

Tiro em primeira pessoa (do inglês first-person shooter, FPS) é um estilo de jogo de computador e videogame, no qual se enxerga apenas o ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador.
Inicialmente jogos como simuladores de vôo também eram considerados "tiro em primeira pessoa", mas nos anos 90 a nomenclatura passou a designar jogos em que se controla um personagem livremente pelo cenário, carregando armas de fogo. Nesse sentido, considerado primeiro FPS para computador foi Wolfenstein 3D (1993), da ID Software.
O gênero também foi conhecido por "Estilo Doom" ou "Tipo Doom", devido a popularidade desse jogo (também da ID Software). O primeiro jogo FPS brasileiro foi o jogo Incidente em Varginha, lançado em 1998.
Hoje o mercado vem crescendo no Brasil e jogos como Trophy Hunter 2003, Deer Hunter 2004, Deer Hunter 2005 e Hades 2 vem aparecendo com força.

História

Inicialmente, havia jogos que simulavam uma perspectiva em primeira pessoa, mas não podendo se locomover. Um dos primeiros a poder se locomover foi Battlezone (1980), um simulador de tanque da Atari, bastante popular.
O gênero só começou a se definir no fim dos anos 1980, quando os gráficos 3D se aperfeiçoavam. Em 1991, os futuros fundadores da id Software lançaram Hovertank 3D, um jogo de tanque com um complexo labirinto 3D. Após isso lançaram Catacomb 3D, com várias melhorias nos gráficos e na jogabilidade.
Em 1992, a tecnologia fora aperfeiçoada com suporte para gráficos VGA em Wolfenstein 3D, lançado pela id Software, também trouxe a possibilidade de mudar de arma, coletar munições, entre outras novidades. Wolf 3D tornou-se um sucesso e é considerado o primeiro FPS real.
Em 1993 a id Software lançou Doom. Com aperfeiçoamentos gráficos (texturas no teto e chão, paredes de tamanhos diferentes, níveis de altura diferenciados) e modos multiplayer, tornou-se o título seminal do gênero, virando sinônimo de jogo FPS.
Em 1996, mais uma vez a id inovou o gênero, com Quake, o primeiro FPS com gráficos totalmente tridimensionais, pois os títulos anteriores mostravam os inimigos e armas como figuras bidimensionais. O seu motor de jogo foi vendido a várias empresas, dando origem a muitos títulos, como Half-Life e Counter-Strike. No mesmo ano foi lançado Duke Nukem 3D, da 3D Realms, que também possuía os avanços gráficos de Quake (ambientes destrutíveis, alturas variáveis para cômodos, salas-sobre-salas) e fez sucesso com seu protagonista machão e sarcástico.
Havia poucos títulos para consoles, principalmente pelos controles com joystick não serem precisos como teclado e mouse, Os jogos em videogames só se popularizaram com GoldenEye 007 (1997) para o Nintendo 64, que incorporava inteligência artificial avançada, missões e cenários fiéis ao filme GoldenEye, um modo multiplayer em tela dividida com muita variedade (até quatro jogadores simultâneos) e um joypad com função analógica 3D e direcional digital, atuando sinergicamente, dando mais jogabilidade para o jogo em console. Os atiradores de console também se popularizaram na década de 2000 com a série da Microsoft Halo, com o primeiro jogo (2001) sendo o principal título no lançamento do Xbox, a sequência Halo 2 (2004) sendo o título mais vendido do console e ajudando a popularizar o serviço online Xbox Live, e Halo 3 (2007) sendo o título mais vendido do console seguinte, o Xbox 360.
Um dos gêneros mais populares de tiro foi de jogos situados na Segunda Guerra Mundial, começando por Medal of Honor, em 2001. Sequências de Medal of Honor, bem como Battlefield 1942 (2002) e as séries Call of Duty e Brothers in Arms popularizaram os atiradores históricos.

Na atualidade

Um dos FPS que ganhou maior fama a nível de jogadores foi Counter-Strike. Este título começou por ser apenas uma modificação de um outro jogo (Half-Life) da Valve, tornou-se rapidamente um dos FPS's mais conhecidos de sempre havendo ainda hoje competições das versões mais antigas.
Atualmente, jogos de tiro em primeira pessoa se tornaram um gênero produtivo e lucrativo para produtores. A subsérie contemporânea de Call of Duty, Modern Warfare, quebrou recordes de faturamento, bem como o primeiro da série passado na Guerra Fria, Call of Duty: Black Ops (2010).

Exemplos de jogos em primeira pessoa

AssaultCube
Battlefield
Black
Brothers in Arms: Road to Hill 30
Call of Duty
Call of Juarez
The Conduit
Combat Arms
Counter-Strike
CrossFire (jogo)
Crysis
Crysis 2
Far Cry
Doom
Duke Nukem 3D
GoldenEye 007
Half-Life
Halo: Combat Evolved
Killzone
Left 4 Dead
Medal of Honor
Open Arena
Point Blank
Quake
Resistance: Fall of Man
Soldier of Fortune II: Double Helix
Star Wars: Dark Forces
Star Wars: Battlefront
SWAT 4
Team Fortress
TimeSplitters
Tom Clancy's Ghost Recon
Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter
Tom Clancy's Rainbow Six
Turok: Dinosaur Hunter
Unreal
Wolfenstein
World of Padman

CREDITOS: WIKIPÉDIA

NÃO SE ESQUENÇA DE COMENTAR!





























2 comentários:

  1. obrigado pela a ajuda vejo youtubers falando de FPS mais n sabia kkkkkk vlw flz

    ResponderExcluir
  2. Nice,vo vaixar todos jogos dessa lista, kkkk

    ResponderExcluir